Após 60 dias de negociação, foi finalizado ontem (20) o primeiro Plano Safra 2011/2012 do RS. O martelo foi batido em reunião entre o governador Tarso Genro e os secretários do Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, e da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi. O lançamento foi agendado para segunda-feira no município de Sério, no Vale do Taquari.
O plano agrícola será dividido em três linhas de atuação: oferta de crédito, ampliação de recursos orçamentários para o setor primário e novos programas. Segundo o diretor administrativo da Seapa, Jeferson Chiarelli, os novos programas terão juro subsidiado pelo governo. Os agricultores familiares também serão favorecidos na oferta de crédito, com redução de juros em relação à agricultura empresarial.
Apesar de não adiantar o valor, Ivar Pavan garantiu que o agricultor terá verba suficiente para produzir mais e melhor. O aporte estadual será suplementar aos R$ 24 bilhões destinados ao RS pelo governo federal. "Não vai faltar crédito", reforçou. Entre as novidades está um programa de incentivo à produção e à comercialização de produtos agroecológicos e outro focado no fomento à irrigação. Na lista de inovações, também virá o Leite Gaúcho, já noticiado pelo CP.
O que está por vir
- Crédito farto: verba para financiar a agricultura gaúcha;
- Programa Leite Gaúcho: parcerias para elevar a produção, ampliar assistência e reduzir a ociosidade da indústria;
- Programa de Irrigação - Metas para construção de médios e pequenos açudes;
- Programa de Incentivo à agroecologia;
- Incentivo à sanidade animal;
- Incentivo à bioenergia;
- Adesão do RS ao Suasa;
- Fepagro - recuperação de verbas federais e contratações;
- Emater - Ações de fortalecimento de assistência técnica.
Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário