sexta-feira, 15 de julho de 2011

Reunião Técnica do Milho e Sorgo analisa impacto do consumo mundial de carnes na produção de milho

O crescimento do consumo mundial de carne de frango e suína tem reflexo positivo na cultura do milho. A avaliação do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Luiz Ataídes Jacobsen, apresentada na quinta-feira (14/07), em Ijuí, durante a 56ª Reunião Técnica Anual do Milho e 39ª Reunião Técnica Anual do Sorgo.
O aumento do consumo de milho, todavia, reduz os estoques públicos. “Devemos ter agora um dos mais baixos estoques mundiais, 13,5% em relação ao consumo”, disse Jacobsen lembrando que a quantidade de milho estocada no mundo já chegou a ser 45% superior ao consumo. Em janeiro deste ano, por exemplo, o Brasil estocava aproximadamente 4 milhões de toneladas de milho. À medida que o governo foi liberando o produto, a quantidade estocada em junho de 2011 chegou a pouco mais de 2 milhões de toneladas. Em decorrência disso, houve elevação nos preços e estímulo às exportações de milho.
Mesmo considerando a taxa de câmbio desfavorável por causa da valorização do real em relação ao dólar, o Brasil exportou, em 2011, quase 800 mil toneladas (2.783.483 t) a mais em relação ao que foi exportado no mesmo período do ano passado. “O preço da saca de milho está custando 14 dólares, ou seja, R$ 23,50 reais”, justificou Jacobsen.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333 8040

Nenhum comentário:

Postar um comentário