quarta-feira, 13 de julho de 2011

Otimismo na abertura da 56a Reunião Técnica Anual do Milho e 39a Reunião Técnica Anual do Sorgo

A abertura oficial da 56 a Reunião Técnica Anual do Milho e da 39a Reunião Técnica Anual do Sorgo, na terça-feira (12/07), em Ijuí, trouxe projeções satisfatórias à cultura do milho. "A demanda está aquecida e o preço do milho deverá se manter elevado no curto prazo", disse o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gianfranco Luis Bratta, um dos palestrantes da tarde. Para chegar a essa conclusão, Bratta comparou a safra 2010-2011 com as cinco safras anteriores. "Esta é uma safra emblemática porque era para dar tudo errado e acabou dando tudo certo", disse ele.
Em julho do ano passado, os preços estavam baixos e o produtor chegou a receber R$ 15,42 pela saca de 60 kg. Na última semana de julho de 2011, o preço subiu 45,76% em relação ao mesmo período do ano passado, pois o produtor está recebendo R$ 27,73 pelo produto. O rendimento médio estadual (5.016 kg/ha) cresceu 28,6% em 2011 em relação à média dos últimos cinco anos (3.899 kg/ha), já que em todas as regiões do Estado o milho apresentou variação positiva. Na Região de Ijuí, por exemplo, o rendimento na safra 2010/2011 foi de 5.879 Kg/ha, ou seja, 25,6% superior à média dos últimos cinco anos (4.679 kg/h). As razões para esse desempenho, segundo Bratta, devem ser atribuídas à chuva que caiu no momento certo, final de dezembro e início de janeiro - período de enchimento de grãos-, sementes de alto potencial produtivo, máquinas e insumos mais eficientes e produtores mais capacitados em decorrência da assistência técnica e da pesquisa.
Contudo, Bratta destaca alguns desafios como melhorias na armazenagem. "Quase um terço, cerca de 31% do milho colhido no Estado, é depositado no galpão", lamentou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar. "Este encontro nos propõe novas alternativas e ações", disse o prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin.
A 56a Reunião Técnica Anual do Milho e da 39a Reunião Técnica Anual do Sorgo são promovidas pela Emater/RS-Ascar, Associação dos Produtores de Milho do RS (Apromilho), Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Cotrijuí, Unijui e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí (Apaju). Apoiam os eventos, a Prefeitura de Ijuí, Syngenta e Imasa.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333 8040

Nenhum comentário:

Postar um comentário