quinta-feira, 23 de setembro de 2010

“O QUE COMEÇOU COMO HOBBY HOJE JÁ É NEGÓCIO".



Essa frase resume bem a história do médico e criador de vacas Jersey, Clovis Tomasi, da Granja Maravilha de Independência, que esteve na Expointer 2010.  O informativo Voz do Produtor conversou com o criador de vacas jersey.

Qual a importância da participação da Granja Maravilha na Expointer?
São várias as finalidades que me trazem aqui, mas a principal é o lazer. Eu faço férias quando venho pra cá. É o segundo ano que estamos aqui. O segundo objetivo é o conhecimento. Toda vez que saímos daqui levamos uma carga de conhecimento sobre a vaca jersey, dos cuidados com os animais, como compreender o desenvolvimento, a estrutura, enfim... A gente aprende muito aqui. Em terceiro lugar tem a questão da visibilidade, pois a gente se torna conhecido como criador e este ano estou com uma classificação melhor que  a do ano passado e isso faz com que tenhamos bons negócios com localidades mais distantes de Três de Maio.

A Granja Maravilha fica localizada onde? Como é a propriedade?

Está situada em Independência, em Lajeado Encantado, próximo da Cascatinha. Atualmente eu tenho 60 vacas jersey. Eu só trabalho com essa raça. Em outra propriedade da família, que também fica em Independência, em São Miguel, temos outros tipos de atividades, mais agrícolas e alguma coisa de gado de corte também.

Quais são as perspectivas, mais investimentos no ramo?
Sabemos que investir é muito importante, pois só teremos retorno se investirmos, pois só tirar da terra não dá, mesmo dos animais, querer tirar leite sem dar alimentação adequada, tem que ter uma genética boa. Pretendemos cada vez mais investir para desenvolvermos mais, pois já sinto um retorno maior depois desses investimentos.
Outra coisa que gostaria de destacar é que sendo a segunda vez que venho para a Expointer, concorrendo com as grandes cabanhas do Estado, consegui dois terceiros lugares em categorias por idade, um quarto lugar e três quintos lugares.  Todos os meus animais ficaram do quinto lugar pra cima com pista cheia. E consegui o primeiro lugar na categoria progene de mãe, com duas filhas de uma mesma vaca. Estou muito satisfeito, não esperava tanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário