quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Território da Cidadania Noroeste Colonial destaca produção de leite em São Martinho

Com produção de 65 mil litros de leite ao dia, São Martinho, na Região Noroeste, tem conseguido manter estável a renda de 480 famílias de pequenos produtores que investem na atividade leiteira. Atualmente essa atividade é mais importante para a economia do município do que a produção de grãos. Para tornar este cenário conhecido dos agricultores familiares que fazem parte do Território da Cidadania Noroeste Colonial, a Emater/RS-Ascar, instituição que executa o Projeto Territórios no Estado, promoveu, na semana passada, uma visita à propriedade da família Ritter, no interior do município.

Administrada pelo casal Maria e Léo Ritter e o filho deles, o técnico agrícola André, a propriedade de 21,5 hectares é diversificada, como a maioria das propriedades rurais de São Martinho. Além da produção de subsistência, como hortaliças, frutas, galinhas e batata, os Ritter produzem suínos e 520 litros de leite/dia. Conforme explicaram o técnico agrícola e o médico veterinário da Emater/RS-Ascar, Cristiano Herpech e Oldemar Weiller, respectivamente, a gestão da propriedade, implantada pelos Ritter, se beneficia da experiência dos pais e das novas tecnologias introduzidas pelo filho. O controle do dinheiro que entra e sai do caixa da família, por exemplo, é feito na planilha do computador de André.

Considerada uma das cadeias produtivas que melhor remunera o pequeno produtor, a cadeia produtiva do leite cresce a cada ano no Estado (segundo maior produtor nacional, atrás de Minas Gerais), e no Brasil (quinto maior produtor mundial, atrás dos Estados Unidos, Índia, China e Rússia).

A visita feita aos Ritter faz parte das atividades que a Emater/RS-Ascar está desenvolvendo com quatro mil famílias em 34 municípios do território. Além do Território da Cidadania Noroeste Colonial, a Emater/RS-Ascar também é executora das ações realizadas nos outros três Territórios da Cidadania que existem no Rio Grande do Sul (Médio Alto Uruguai, Região Central e Zona Sul do Estado).


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333 8040

Nenhum comentário:

Postar um comentário