Casa Cooperativa de Nova Petrópolis (RS) deve estimular negócios dos integrantes
Vanessa Franzosi
Representantes de oito cooperativas e associações da Serra do Rio Grande do Sul estão envolvidos na fundação da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis (RS), entidade que visa a promover troca de experiências entre cooperativados. Entre as 10 cooperativas de Nova Petrópolis, que agregam 25% da mão de obra do município e 11 mil associados, as duas maiores começam a participação na entidade com objetivos alinhados para o desenvolvimento dos negócios dos associados do campo.
Um termo de cooperação assinado entre a cooperativa de crédito Sicredi Pioneira RS e a de agropecuária Piá oferecerá R$ 1 milhão em crédito para associados.
– Essa conversa foi possível já pelo trabalho da Casa Cooperativa, da visão de que devemos trabalhar ainda mais coletivamente para ajudar no desenvolvimento dos negócios – explica o presidente da Casa Cooperativa e presidente da Sicredi Pioneira RS, Márcio Port.
O incentivo deve beneficiar mais de cem produtores rurais que pretendem ampliar a estrutura para a produção de leite, maior negócio da Piá, que recebe 500 mil litros por dia. O crédito será financiado em até 36 meses com juro zero.
Esse benefício revertido em cifras é uma das atividades propostas pela nova entidade, cujo modelo foi inspirado na casa cooperativa de Sunchales, capital do cooperativismo na Argentina. A troca de experiências em reuniões semanais e discussões para fomentar o sistema também tem o objetivo de atrair e envolver os jovens.
– O projeto vai bem ao encontro com o que propõe a Organização das Cooperativas do Brasil e a Sescoop-RS, que é envolver o jovem cooperativista, a família e a comunidade – afirma a assessora de formação cooperativista do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Sescoop), Ubiracy Barbosa Ávila. Casa Cooperativa
- Quem pode participar: pessoa física ou jurídica relacionada ao trabalho cooperativista ou associativista, cooperativas e associações.
ZERO HORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário