quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Doutor Maurício Cardoso investe na economia familiar




Doutor Maurício Cardoso é um município que possui a agricultura como base fundamental da economia. A grande maioria das propriedades possui características de minifúndio. O município possui terras variáveis com alto potencial de produtividade e nos últimos anos vem modificando e reestruturando sua forma de produção.
     As principais culturas são a produção de grãos, soja, trigo e milho, bovinocultura de leite, suinocultura integrada, produção de fumo, fruticultura, hortigranjeiros, amendoim e reflorestamento comercial. Algumas propriedades estão adotando sistemas modernos de produção com a implantação de sistema de irrigação para garantir maior produtividade e lucratividade, segundo nos informa nesta entrevista o prefeito do município, Marino José Pollo.

Quais os principais projetos que estão sendo elaborados pelo Município para o setor rural?
       O Governo Municipal vem, desde 2005, implementando programas de apoio ao setor rural, para estimular a produção e apoiar este setor. Foram criados 2 programas para apoiar os produtores, com a intenção de fomentar a diversificação: O programa “Suíno Uma Alternativa Sadia” e o programa “Leite Nota 10”. Nestes programas o município instituiu incentivos aos produtores que aderiram e estes 2 segmentos de produção cresceram e estão trazendo dividendos aos produtores e ao município direta e indiretamente. Foi incentivada a produção de amendoim, e hoje temos uma produção anual de aproximadamente 80 toneladas. Para isso o município investiu na construção e reestruturação de um Secador Comunitário, para garantir de forma menos onerosa a secagem do produto para obter melhor qualidade final e melhor preço. No segmento da fruticultura, o município em parceria com a Emater e Cooper-rio, uma Cooperativa criada para apoiar grupos de produção, estimulou grupos de produtores a investir na produção de citros e hoje já existem pequenas agroindústrias familiares, produzindo frutas, sucos e outros derivados de forma organizada com alto potencial de produção. Atualmente o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, está institucionalizando um novo programa de apoio ao setor rural, para intensificar projetos de reflorestamento comercial no município. No próximo dia 14 de setembro, estaremos realizando o Seminário Regional Agroflorestal, quando oficializaremos mais este programa com participação da Prefeitura Municipal, cujo objetivo é executar em parceria com produtores rurais, projetos de reflorestamento. No mês de agosto, foram adquiridas mais de 105 mil mudas de árvores para os projetos de reflorestamento.

 Quais incentivos a Prefeitura concede ao produtor rural que tem como base a economia familiar?

          No programa “Suíno Uma Alternativa Sadia”, a Prefeitura participa de todo estudo e planejamento para a construção dos chiqueiros, executa a terraplenagem, e paga como incentivo R$ 2,50 por suíno comercializado com nota, valor este que não é repassado em dinheiro, mas sim em adubo, semente, material de construção, entre outros produtos (à escolha do produtor) para aplicar na produção e melhoria da propriedade.
          
           No programa “Leite Nota 10”, o município cadastrou todos os produtores, caracterizou (através de colocação de brincos) todo rebanho leiteiro, já distribuiu adubo e semente aos produtores cadastrados e atualmente está oferecendo sêmen, com a intenção de qualificar e melhorar a genética do rebanho leiteiro.

           Para os produtores destes 2 programas o Município tem priorizado a execução de encascalhamento dos acessos sem custos.

           Para os agricultores que investiram na produção de citros, o município tem oferecido equipamentos em forma de concessão, para que os mesmos possam transformar a sua produção, agregando valores aos produtos.

           No programa de reflorestamento, o município está promovendo cursos de capacitação gratuitos e subsidiando custos do transporte das mudas e acompanhando o plantio das florestas.

          Nas propriedades que estão investindo recursos na implantação de projetos de irrigação, o município, através da Emater, está acompanhando e incentivando esta metodologia, e dispõe de máquinas e equipamentos subsidiados para a implantação dos projetos.

 Quantas famílias estão sendo atendidas por esses incentivos?

No setor leiteiro 169 famílias, na suinocultura 19 produtores, na produção de amendoim 16 produtores, na fruticultura o grupo DOPOMAR - 3 famílias, no programa florestal, mais de 10 produtores.

Como a Prefeitura está atuando para amenizar os efeitos das estiagens que ocorrem durante o verão, à próxima estação?

A Prefeitura, quando o Governo do Estado lançou o Programa Estadual de Irrigação e o Programa de Construção de Cisternas, procurou imediatamente se cadastrar e incentivar os agricultores a procurarem este benefício.
Resultado disto, que temos em Doutor Maurício Cardoso, mais de 56 projetos de Micro Açudes e Construção de Cisternas para captação de água, aprovados pelo Estado e boa parte já executados.
Os projetos de captação de água que efetuamos são importantíssimos, pois várias cisternas construídas permitem armazenar até 150 mil litros de água, com qualidade para o consumo animal, trazendo mais tranqüilidade para o produtor, menos custo e maior organização na propriedade. 
 O Programa Municipal de Reflorestamento também é uma ação preventiva que está sendo bem aceita pelos produtores e colaborará para amenizar os efeitos desastrosos dos períodos de estiagem.
Além disso, o município mantém todo sistema de fornecimento de água potável em todas as comunidades do interior do município, atingindo mais de 98,5% das famílias do meio rural.  Nos períodos críticos de estiagem, o município presta serviços com máquinas públicas sem custos para o produtor, bem como a construção de pequenos bebedouros para os animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário