sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CURSO DO SENAR EM T. MAIO COMEÇA HOJE

De 27 a 29 de janeiro estará sendo promovido pelo Sindicato Rural de Três de Maio, em parceria com o Senar, o curso de Processamento de Frutas, com a instrutora Izabel Cenedese, na localidade de São Roque. Mais informações no Sindicato Rural ou pelo  telefone 3535 - 2983.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

COTRIMAIO PROMOVE TORNEIO DE ASSOCIADOS

Acontece no dia 13 de fevereiro, na Afucomaio, em Três de Maio, o Torneio de Associados da Cotrimaio. Os interessados em participar dos jogos podem se inscrever até dia 01 de fevereiro nas unidades da Cooperativa.
        O transporte será gratuito e o almoço terá preço de custo para os participantes.

        No dia haverá sorteio de 43 prêmios em comemoração ao 43º aniversário da Cotrimaio. Convide sua família e vá participar desta grande festa.

PREÇO DO LEITE NÃO DEVE CAIR

Apesar da seca na região Sul gaúcha, os preços do leite se mantêm estáveis para o consumidor final. Já os produtores, em comparação com o mesmo período do ano passado, estão recebendo 18% a mais pelo litro – diferença de 55 a 60 centavos. As informações são do Conselho de Leite (Consleite).

No entanto, houve perda na produtividade de leite. De acordo com o Conseleite, a estimativa é que houve uma redução de até 40% na quantidade de produto entregue as indústrias.
Como a região é responsável apenas por 7% do total produzido, a quebra não se refletiu no preço.
– O nível de preço é de estabilidade, nós estamos indicando um patamar que muda apenas na quarta casa após a vírgula. E presumimos que isso perdure até março, talvez abril – diz Carlos Feijó, vice-presidente do Conseleite.
Em reunião, o Conseleite do Rio Grande do Sul, que é formado por produtores e representantes da indústria, entraram em um acordo de manutenção dos valores atuais, que estão mais altos para os produtores.
– E a tendência hoje os produtores em que a cooperativa Cosulat atua é de manutenção dos preços até para garantir a renda dos produtores, que é uma preocupação da diretoria e do Conselho como um todo. Para que o produtor consiga se manter na atividade e que isso perdure – afirma Raul Amaral, gerente de política leiteira da Cosulat
Segundo o secretário executivo do Sindicato da Indústria Leiteira Gaúcha, Darlan Palharini, o que ocorre é que nos meses de janeiro e fevereiro já há uma redução de consumo por conta das férias escolares. O mercado está com menor quantidade de produto, mas a demanda também é menor. Para ele, pode ocorrer aumento ao consumidor nos meses de março e abril. (Fonte: Canal Rural)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SAFRA DE MILHO

Sem interferências negativas durante o desenvolvimento vegetativo, as lavouras de milho apresentam grãos de boa qualidade nas regiões que começaram a colher a safra esta semana. O processo - que se iniciou na região Noroeste -, já atinge 8% da área total plantada de 1,1 milhão de hectares. Conforme relatório conjuntural da Emater, a percentagem é resultado de plantios feitos no cedo, em sua maioria no mês de agosto. Ao todo, 13% das lavouras estão prontas para colher e a produtividade deve atingir o volume já estimado pela Emater, de pelo menos 4,19 mil quilos por hectare. "Tem produtor colhendo a média de 140 sacas/ha", diz o agrônomo da Emater Alencar Rugeri. Segundo ele, as lavouras apresentam bons rendimentos devido à utilização correta da tecnologia e ao zoneamento climático.

No entanto, a previsão é de que a safra seja quase 15% menor do que a do ano passado. Segundo Rugeri, a expectativa inicial é que o Estado colha 4,6 milhões de toneladas ante as 5,4 milhões de toneladas registradas no ciclo anterior. O quadro deve-se à antecipação do produtor aos efeitos do fenômeno La Niña. Desta forma, muitos acabaram se resguardando e não investindo o que poderiam. Foi o que aconteceu, por exemplo, na escolha de sementes mais baratas e na utilização de pouco adubo.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CÓDIGO DE DEFESA SANITÁRIA VEGETAL É SANCIONADO

A lei que cria o Código de Defesa Sanitária Vegetal do Rio Grande do Sul foi publicada na última quarta-feira (19) no Diário Oficial do Estado, após ser sancionada pelo governador em exercício, Beto Grill. A lei n 13.693/11 passará a vigorar nos próximos 180 dias. O texto aponta a necessidade de cadastro das propriedades agrícolas e o credenciamento dos laboratórios de identificação e diagnósticos das moléstias e pragas nas lavouras.

O objetivo da nova lei é assegurar a preservação e a qualidade dos produtos vegetais do RS. "O código unifica as normas estaduais e promove uma política agrícola mais eficaz", destaca o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi.

EMATER TEM NOVO PRESIDENTE

O engenheiro agrônomo Lino De David assumiu no cargo de presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar. De David foi eleito durante a reunião do Conselho Técnico Administrativo da Emater/RS e do Conselho Administrativo da Ascar, também realizadas na manhã de hoje. A cerimônia de transmissão do cargo ocorreu no auditório do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, e contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, e do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, entre outras autoridades.

Durante o ato o novo presidente destacou a responsabilidade da Instituição na valorização do setor primário. “Temos que dirigir a extensão rural para o desenvolvimento das comunidades. Nosso desafio é avançar com sustentabilidade ambiental, econômica e social”, pontuou. Entre as metas apontadas pelo dirigente estão o fortalecimento das parcerias e a implantação de uma gestão democrática e transparente. “Vamos colocar toda a capacidade técnica desta Casa a serviço do desenvolvimento rural com qualidade de vida para o produtor”, afirmou.
Lino De David é natural do município gaúcho de Severiano de Almeida.